11o Congresso Brasileiro de Dinâmica dos Grupos

Pré-congresso

3 workshops que acontecem simultâneamente, no dia 27 pela manhã - das 9h às 12h.

Inscrição Opcional

O participante pode escolher uma atividade, com valor extra em relação a inscrição do Congresso. 

O pré-congresso é uma oportunidade de explorar e aprofundar enfoques relacionados ao tema do evento. Realizados em pequeno número de pessoas, sendo coordenados por especialistas nos temas propostos e acontecendo paralelamente.

Workshop 1

Com Liliane Moraes

Brincar é coisa séria
Liliana_Moraes_3.jpg

A partir de um episódio de racismo sofrido por sua sobrinha, na escola, Liliane mostra como os heróis e heroínas das histórias infantis não representam todas as crianças, e conta como seu projeto “Maraia's Bonecas de Pano” está ajudando os grupos a empoderar-se e sonhar alto, através da representatividade nos brinquedos infantis.

A oficina consiste na confecção de bonecas de pano que visam construção de identidade.
Os participantes receberão um Kit e confeccionarão as suas próprias bonecas e junto com a Liliane explorarão temas possibilitando cada um desenvolver a sua criatividade a partir dos diálogos que vão surgindo durante o processo.

Criado em 24 de novembro de 2015, Maraia's é um projeto que tem como objetivo diminuir o racismo e a discriminação racial, atuando na base do indivíduo, ou seja, na infância. O ato de brincar, assim como as brincadeiras, exercem função fundamental na construção da autoestima através de uma relação saudável com a autoimagem. 

Objetivos: diminuir dos impactos causados pela falta de representatividade no universo dos brinquedos e das brincadeiras, assim diminuindo os impactos causados pelo racismo e discriminação racial através da confecção das bonecas negras inspiradas em personagens que já ocupam o imaginário infantil;  possibilitar aos participantes a experiência transformadora de “gestar e dar vida” as suas próprias bonecas negras. 

 

Liliane R L de Oliveira Moraes é graduanda em psicologia pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos), embaixadora do Google women Will e idealizadora do Maraia's bonecas de pano.

 

Workshop 2

Escape Game

Chave-Mestra
EscapeGame.jpg
Atividade externa

Este workshop acontecerá na sede da Chave-Mestra, Av. Cristóvão Colombo, 446 - Floresta (em frente ao Shopping Total).

A chegada ao local, e após a atividade, a ida até o Congresso, no Hotel Plaza, é de responsabilidade dos participantes.

Esta é a única atividade externa do Congresso.

Realização de jogo de escape game, com monitoramento através de câmeras e devolutiva após o jogo com metodologia Chave-Mestra.

O Workshop Escape Game como ferramenta de RH possibilitará os participantes a conhecerem na prática sobre a utilização dos jogos de escape para análise de perfis e desenvolvimento de equipes. 

 

O Escape Game é um jogo em que um grupo de pessoas entra em umas sala temática e precisa desvendar enigmas e mistérios para conseguir escapar em um tempo limite. 

A partir da experiência, é possível estimular uma série de comportamentos como trabalho em equipe, comunicação, diversidade de pensamento, resolução de problemas, entre outros. 

 

No workshop, os participantes terão a possibilidade de:

- Vivenciarem um jogo de escape game de 1h de duração. Você pode ser investigador, cientista ou mafioso por 1h!

- Saber como utilizar o Escape Game em processos seletivos, desenvolvimento de equipes e processos de mudança;

- Ter acesso a cases e exemplos práticos sobre a utilização do Escape Game em empresas.

 

Na devolutiva também falaremos sobre aplicações do escape game e responderemos dúvidas dos participantes.

 

     Os Jogos de Escape surgiram na Ásia como jogos digitais e em seguida como jogos vivenciais em salas reais. As influências para sua criação vieram de jogos de RPG, caça ao tesouro, puzzles e jogos de enigma. Os jogos de escape se expandiram em todas as partes do mundo e hoje já são uma das principais formas de entretenimento e desenvolvimento de equipes nas principais capitais do mundo.

 

Workshop 3

Com Flávio Nerva

LEGO® SERIOUS PLAY®
Aprenda fazendo com o LEGO® Serious Play®! Uma Brincadeira à sério!

 

O workshop  com LEGO® Serious Play® (LSP) possibilitará aos participantes criar uma experiência vivencial em relação a atitudes importantes para o processo de inovação e resolução problemas.

 

O propósito é tratar um assunto real com os participantes ao redor de uma mesa por meio do engajamento deles, desbloqueio de seus conhecimentos e quebra do pensamento convencional.

 

Desperte, Explore e Acelere seu potencial criativo e inovador de forma divertida e desafiadora. O LEGO® Serious Play® é um método inovador, visual e tangível que se baseia ao mesmo tempo de 3C’s - Construção + Comunicação + Criatividade.

Flavio_Nerva_2.jpg

LEGO Serious Play (LSP) é uma marca registrada da Executive Discovery, uma empresa independente associada ao LEGO Group,[1] que oferece consultoria visando incentivar o pensamento criativo na cultura das empresas. O objetivo é levar os membros de uma equipe a criar metáforas de suas identidades organizacionais e narrar experiências usando peças e elementos LEGO. Os participantes desenvolvem essas tarefas contando histórias com o recurso à construção de cenários imaginários tridimensionais de LEGO, de onde o nome "Serious Play" (em tradução livre, "brincadeira a sério").

Voltada para adultos, o LSP é uma família de ferramentas de comunicação e uma metodologia para solução de problemas e desenvolvimento de estratégias, baseada na crença de que, em uma organização, todos podem contribuir para a discussão, as decisões e os resultados. A sua utilização auxilia a reflexão e permite transformar com rapidez o conhecimento individual em conhecimento de equipe com o propósito de melhorar o desempenho e identificar perspectivas de negócio a nível de mercado.

A abordagem é baseada em pesquisas que sugerem que o "aprender fazendo" produz um modo mais profundo e mais significativo de compreensão do mundo que nos cerca e de suas possibilidades. Pretende-se que os participantes desenvolvam habilidades para comunicar de modo mais eficaz, que venham a exercer a sua imaginação mais facilmente, e a abordar as suas tarefas com confiança, empenho e visão aumentados.

Nesse sentido, a dinâmica de contação de histórias utilizando peças LEGO para elaborar modelos tridimensionais mostra-se superior ao emprego, por exemplo, de desenhos bidimensionais, uma vez que, se nem todos mostram habilidades em desenhar, todos conseguem construir, mesmo os que nunca brincaram com peças LEGO. Complementarmente, todos os participantes dispõem de oportunidades mais equalitárias uma vez que todos dispõem das mesmas ferramentas.

 

 

     Flávio Nerva é Fundador e CEO do On Life Institute.

     Mais de 28 anos de experiência em liderança das áreas administrativa, planejamento, processos, projetos estratégicos e serviços.

     Designer Estratégico, Mentor, Professor. Facilitador, certificado em ferramentas criativas, como LEGO® SERIOUS PLAY®, POINTS OF YOU® e do método DÊ VIDA®. Coordenador de Grupo pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo - SBDG.

     É Doutorando em Design, mestre em Administração, especialista em Administração Financeira, Gestão de Pessoas, Humanidades e graduado em Tecnologia da Informação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. 

     Exerceu o cargo de Diretor de Parcerias na Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. 
     Atuou como Coordenador de Pós-Graduação e Gerente de Relacionamento, Vendas e Administrativo da Unidade Acadêmica de Educação Continuada da Unisinos. Desempenhou a Presidência da Cooperativa de Serviços de Saúde do Vale do Rio dos Sinos por duas gestões.