Pré-congresso 2

Práticas de escuta

Pedro Consorte

Ronaldo Crispim

A ESCUTA tem se tornado, nos dias de hoje, uma das habilidades mais raras e valorizadas, tanto nas relações pessoais quanto no ambiente profissional, pois, além de ser uma das bases da conexão entre as pessoas, é também uma ferramenta essencial no desenvolvimento da comunicação, da linguagem e da evolução do ser humano.

O workshop PRÁTICAS DE ESCUTA combina técnicas vindas de universos como a arte e a comunicação (jogo, música circular, diálogo, pedagogia da cooperação e mais), para proporcionar aos participantes momentos de prática e reflexão sobre esta ferramenta essencial na busca de uma melhor qualidade de vida. Aqui a Escuta é abordada no seu significado expandido, incluindo as percepções de si, do outro e do todo.

Cada workshop é único pois reúne um grupo diferente de pessoas que são orientadas, com leveza e profundidade, a vivenciar, refletir e se empoderar das percepções em torno do tema. O objetivo é proporcionar ao grupo a construção coletiva de um saber aplicável no cotidiano dos mais diversos contextos.

TEMAS que têm a ver com os conteúdos oferecidos nesse workshop: escuta, silêncio, presença, atenção, acolhimento, cumplicidade, respiração, acerto-erro, condicionamentos, ouvir, sentir, integrar, corpo-mente, fluxo, emancipação, pensar-agir, autenticidade, empatia, linguagem, intuição, comunicação, diálogo, liberdade.

Pedro Consorte estudou Music Access na CCCU (Canterbury, Inglaterra), Comunicação das Artes do Corpo (PUC-SP) e participou dos grupos de estudos de Percussão Corporal de Fernando Barba (criador e diretor do Barbatuques) e do Grupo Fritos. Integrou por dois anos os elencos do Stomp (Turnê Européia e WestEnd Londres), colaborou com a companhia francesa de dança contemporânea Cie UBI, facilitou workshops em festivais nacionais e internacionais, como Festival de Dança de Joinville, Tap in Rio, Body Rhythm Hamburg e IBMF (International Body Music Festival), atuando profissionalmente em mais de 15 países.

Ronaldo Crispim é formado em piano, graduado em Comunicação Social, pós-graduado em Pedagogia da Cooperação e formado no programa Guerreiros Sem Armas de empreendedorismo social. Co-criador da Música do Círculo, do Retiro de Música Circular e de diversos projetos ligados ao desenvolvimento humano, tem como propósito contribuir para o fortalecimento da convivência em grupos diversos e da cultura de paz de uma maneira leve, profunda e divertida.