Laboratório B4

A influencia do efeito sombra no desenvolvimento dos grupos

Coordenador

Roberto Scola

Objetivo:
Vivemos numa época de avanço dramático na tecnologia de modo geral. Esta evolução deixa um legado invisível que pode ser algo bem mais fundamental que a própria tecnologia: mudou a natureza das relações humanas dentro dos grupos. As pessoas e os grupos precisam de novas competências para crescerem. O objetivo deste laboratório é entender e vivenciar como o efeito da sombra psicológica humana e grupal, influenciam nas relações entre as pessoas dentro e fora do grupo, a fim de proporcionar crescimento e desenvolvimento sustentado, num mundo dinâmico e evolutivo em que a tecnologia evolui a passos largos.

A atividade proposta levará os participantes a entenderem e vivenciarem o que é sombra psicológica, seus efeitos positivos e negativos nas relações e como podem identificá-la em si mesmo, nas outras pessoas e no grupo, com o objetivo de poder liderar, manejar e desenvolver esta tão importante zona oculta.

O que é sombra psicológica - tudo o que podemos ver e ouvir no convívio grupal, está conectada com uma parte que não podemos ver nem ouvir claramente, é a sua parte invisível, subterrânea. O que percebemos na zona clara como os relacionamentos, conflitos, afetos, comprometimento e envolvimento, é uma materialização dos processos grupais e mecanismos internos que acontecem na sua parte invisível, na sua zona oculta. Esta zona constrói tudo o que vemos e ouvimos na parte visível. Isso acontece devido o princípio fundamental de dualidade, que é a qualidade ou propriedade do que é duplo, ou que, tudo sempre contém em si dois opostos. O que nós, seres humanos, organizações, famílias ou países, vivenciamos é trazido a nós sempre em pares de opostos, como por exemplo: bem e mal, dia e noite, amor e ódio, doce e salgado, claro e escuro, emoção e lógica, positivo e negativo, interno e externo, cara e coroa, tudo está na mesma natureza. Olhar apenas para fora não teremos a noção exata dos eventos. É olhar para fora e para dentro que poderemos compreender de fato o que está acontecendo para se estabelecer mudanças necessárias, sustentáveis e duradoras.
Muitas vezes estamos tão preocupados com um dos lados que esquecemos que o todo sempre tem duas faces. É sempre necessário haver esta dualidade, para que o processo de equilíbrio possa acontecer. Dessa forma, percebe-se a importância, em não se concentrar apenas nos aspectos visíveis da organização, família ou sociedade, pois elas colhem exatamente os resultados positivos ou negativos porque elas são assim, elas os produzem, na revelação do seu “Ser”, que se encontra na sua zona oculta. A verdadeira mudança tem que começar com a mudança no seu interior, na sua zona oculta. A zona oculta, na sombra compreende elementos de segredos, preconceitos, conflitos velados, relação de poder, conversas “não faláveis”, conteúdos importantes, porém não trabalhados e resolvidos na parte visível.
O objetivo do laboratório é entender os mecanismos de como podemos identificar a sombra das pessoas e do grupo.

Roberto Scola é Pós doutorando em Psicologia (UK). Dr. em Psicologia Social, (UK). Mestre em Administração de Empresas, (UFRGS). Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Didata em Dinâmica dos Grupos pela SBDG. Escreve artigos sobre sombra psicológica, gestão e liderança no site: robertoscola.com .