Laboratório B3

Resolvendo dilemas por meio da abordagem das emoções

Coordenador

Ana Cristina Maltchik Lewin

Objetivo:
Elevar o senso de grupo, além de oportunizar uma escuta empática entre os participantes, frente aos sentimentos manifestados, relacionados às diferentes práticas de cada um.
A abordagem das emoções se apoia em Berne, assim como na minha aprendizagem obtida na formação na SBDG. Aproveitando bastante o aqui e agora da vivência com o grupo (Gestalt) e os sentimentos suscitados como forma de acessarem suas inquietudes e conflitos (subjacentes ou declarados) relacionados ao seu fazer.
O conteúdo trabalhado possibilita links com Lewin, Mailhiot e Moscovici. No que tange à autenticidade da comunicação e relações estimulados na vivência do grupo, servindo-lhes como modelo para atuarem frente aos dilemas compartilhados neste dia.
Além disso, na abordagem dos conflitos é possível trazer à tona os impactos no eu (pessoal ou intrapessoal), nas relações interpessoais e no contexto grupal do qual fazem parte.
Por se tratar também de um tema relacionado às práticas de cada um, me apoio nas ideias de Cortella sobre o sentido do que fazemos e por que fazemos. Das vicissitudes presentes nas escolhas de cada um.
Antes da consigna da atividade do guarda-chuva já se poderia trazer alguma ideia neste sentido de que há coisas que causam sofrimento na minha prática, embora eu goste/me identifique com o que faço, mas que fazem sentido pelo resultado final desejado. Ou essas questões estão comprometendo minha motivação e me fazem questionar sobre o que faço ou como posso resolve-las. Essas questões já associo com Cortella.
Após as apresentações e processamento, fazemos os links com os autores mencionados acima. Eu evito intelectualizar no início, privilegiando a vivência prática, já que nosso canal de acesso aos conteúdos se dá pelos sentimentos. Pretendo fundamentar meu laboratório de forma a deixá-lo satisfatoriamente robusto e conferindo a seriedade que todos esperam. Evitando, contudo, excessos, tendo em vista também que não temos muito tempo juntos.

Ana Cristina Maltchik Lewin é Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica – IEPP, Formação Básica em Dinâmica dos Grupos – SBDG, Coordenadora em Dinâmica dos Grupos – SBDG. Formação em Coaching Executivo – Leading Group (Leonardo Wolk) e Racional Consultoria. Atua como psicoterapeuta e consultora na área de Desenvolvimento Pessoal e Organizacional pela Maltchik Desenvolvimento Humano e Mais RH.