Laboratório B2 (o horário desta atividade foi alterada, em relação ao que foi publicado no folder impresso. Era manhã (A3) e passou para tarde (B2).

A Confiança como elemento de força nos grupos

Coordenador

Meriete Cardoso

Objetivo:
Demonstrar, por meio de atividades e teoria, como a Confiança pode ser elemento de força para relacionamentos saudáveis nos grupos. Ao final do workshop os participantes serão capazes de:
- Ampliar seu autoconhecimento;
- Identificar se seu comportamento está pautado em bases Construtivas ou Destrutivas;
- Entender como a Confiança pode ser elemento impulsionador para relacionamentos ganha-ganha nos grupos dos quais participam;
-Fazer escolhas conscientes sobre seu comportamento.

Será realizada a aplicação de uma atividade pautada na Teoria dos Jogos, segundo a qual interesses próprios e racionais prejudicam a todos. Essa teoria também estuda cenários onde existem vários interessados em otimizar os próprios ganhos, às vezes em conflito entre si. O primeiro passo para o seu desenvolvimento foi dado por John von Neumann, em 1928. Contudo, só chamou a atenção do público em 1944, quando em parceria com Oskar Morgenstern, explicitou que a Teoria dos Jogos tem como objeto de análise situações onde o resultado da ação de indivíduos, grupo de indivíduos, ou instituições, depende substancialmente das ações dos outros envolvidos

Em seguida, haverá diálogos acerca do quanto a atividade se relaciona com os comportamentos no dia-a-dia. Posteriormente será feita a apresentação do tema Posição Existencial, que, de acordo com o enfoque da Análise Transacional de Eric Berne, é a forma como percebemos a nós mesmos em relação às pessoas e o mundo à nossa volta. E em seguida, os temas serão co-relacionados com a Confiança, proposta por Steven Covey como algo que afeta a trajetória e os resultados de nossas vidas, tanto no plano pessoal quanto no profissional.

Os participantes serão estimulados a observarem seu próprio comportamento, a partir de uma atividade, para então descobrirem novas possibilidades de se relacionarem com base na Confiança.

Meriete Cardoso é Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (IPTC), Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos (UFRRJ), Pós-graduada e Coordenadora em Dinâmica dos Grupos (SBDG), Psicóloga (UFPA). Coach Executiva e Empresarial (ABRACEM) e de Carreira (ICF), Consultora Habilitada na Metodologia DISC de Mapeamento de Perfil Comportamental (E-Talent), Analista Transacional em Certificação (UNAT-Brasil). Possui mais de 15 anos de experiência no ambiente corporativo na área de Recursos Humanos. É Consultora em Gestão de Pessoas, Orientação de Carreira e atua como Facilitadora em processos de Desenvolvimento de Lideranças e Equipes..